AMACIS
É um dos rituias mais importantes para os umbandistas. È o ritual que todos os umbandistas, iniciantes ou não, precisam se submeter; é quando as energias do Médium e da Casa se afinizam.
Amaci vem da palavra “amaciar”, ou seja, tornar receptivo.
Nesse ritual o objetivo é preparar o médium para receber as energias trabalhadas no Terreiro com equilíbrio. O Amaci fortalece a ligação do médium com os Orixás e também com as energias do Congá; o Pai de Santo assume o compromisso do desenvolivimento espiritual desse filho, orientando-o, esclarecendo, quebrando conceitos errados, buscando a melhor forma de ajudar o filho de corrente a participar da Gira com o seu possível para aquele momento.
No dia do amaci é feita uma lavagem da cabeça – ORI – localizado no chacra coronário; é usado um preparado de ervas e águas e também com a bebida do Orixá que rege a cabeça do Médium, seguido de rituias específicos. É nesse ritual que é completada a ligação do filho com o seu Orixá de Cabeça. Após, o alguidar é colocado na prateleira localizada no Salão Principal e é alimentado pela Hierarquia Maior do Terreiro.
O Amaci nos faz entrar em contato direto com o poder do Orixá; é um momento de grande emoção e que deve ser realizado de livre e espontânea vontade. Deve ser realizado por amor, lealdade e comprometimento com a Umbanda, com seu Orixá e com o Plano Espiritual.
É fundamental para quem quer seguir uma caminhada espiritual dentro dos fundamentos da Umbanda.
É uma cerimônia única que quando bem orientada e bem realizada, o médium perceberá as mudanças que acontecerão em sua vida espiritual.
Esse ritual abre a mente do Médium e os seus sentidos, promovendo um caminhar seguro e bem fundamentado dentro das Leis da Umbanda .
Amacis Umbanda Curitiba | Pai João de Aruanda







