ORIENTAÇÕES AOS VISITANTES

Receba as nossas Boas Vindas à Casa de Umbanda Pai João de Aruanda.
Saiba que a sua presença nesta Casa é muito importante para todos nós; não é por acaso que você está conosco.
Para nós é e sempre será uma grande felicidade poder recebê-lo. A nossa assistência é a grande razão do Terreiro existir; não há outra fundamentação aos trabalhos se não atender às necessidades dos visitantes, trabalhar o desenvolvimento mediúnico dos Médiuns da casa e facilitar a evolução espiritual de cada indivíduo presente através de orientações edificantes. Portanto, precisamos esplanar algumas orientações básicas que vão poder situar você no nosso espaço, orientando quais os procedimentos a serem tomados.
Sempre que chegar à nossa casa, logo que passar pelo portão principal, olhando para o lado esquerdo, você verá uma "casinha” cujo nome é Tronqueira. Esse é o local onde ficam as seguranças da Casa. Ao entrar, o visitante deverá saudá-la de forma simples e respeitosa pedindo licença e proteção.
O chão de madeira onde realizamos nossas Giras é um espaço consagrado. Nos momentos adequados todos serão convidados a entrar. Quando for chamado fique tranquilo; você estará entre amigos. Mas os calçados deverão ser retirados e devem permanecer do lado de fora. Além de sinal de respeito, nos ajudará muito na condução da energia durante os atendimentos e trabalhos.
Logo na entrada do terreiro, e caso queira se consultar com alguma entidade, você poderá retirar uma senha para o atendimento. É por esse número que você será chamado em momento oportuno para a consulta. Quando sentar-se de frente à Entidade, retribua o cumprimento de forma respeitosa e aguarde que a Ela inicie a conversa. Lembre-se sempre que você estará perante um Espírito de muita Luz; o papel dele neste momento não será de fazer adivinhações, previsões do futuro ou, muito menos, tomar qualquer decisão por você. Mas tenha a mais absoluta certeza de que, dentro do contexto do assunto que você colocar durante a consulta, as melhores orientações lhe serão passadas para que você sozinho tenha condições plenas de decidir qual caminho seguir, afinal, respeitar o livre arbítrio é um dos fundamentos da Umbanda. Não se deve pedir às Entidades que trabalham na Umbanda qualquer tipo de trabalho de amarração ou que interfira no livre arbítrio das pessoas. Tampouco pedir algo ruim ou que faça mal a quem quer que seja, pois na Umbanda não há espaço para isso.
Também, na entrada, você encontrará um caderno esclusivo para as Irradiações, ou seja, é nesse caderno que você pode grafar o nome de alguém que precise de ajuda e não pôde estar presente; ao lado do nome dessa pessoa você deve especificar a necessidade dessa pessoa.
Ainda sobre as consultas, é importante você saber que apesar de serem individuais, todas acontecem no salão principal do Terreiro, em frente ao nosso Congá, em ambiente coletivo. Cada médium incorporado recebe a ajuda de outro médium que não estará incorporado. Chamamos este de Cambone; as suas principais atribuições são, além de ajudar a Entidade em tudo o que precisar, acompanhar as consultas esclarecendo dúvidas, auxiliando os consulentes na interpretação das orientações passadas pelos Guias e anotar tudo o que for conversado. A única pessoa a ter acesso posterior às anotações é o Pai de Santo; todos os Cambones sabem da importância da discrição e sigilo sobre os assuntos tratados durante as consultas; portanto fique tranquilo, sua vida jamais será exposta a terceiros.
Nem sempre a resposta obtida será a que você espera ou gostaria de ouvir. As curas espirituais também dependerão muito mais de você, da sua fé, do que dos Guias, pois, como já foi dito, a Umbanda não poderá jamais interferir no livre arbítrio de cada indivíduo. Se alguém lhe afirmar o contrário, desconfie; NUNCA poderemos prometer algo nesse sentido. Somos aparelhos mediúnicos para a comunicação dos Espíritos, que por sua vez, procurarão sempre lhe orientar da melhor forma para que você mesmo consiga se reequilibrar e superar a dificuldade pela qual está passando, se assim for permitido pelo Pai Maior. Portanto, isso não significa que o Médium ou a Entidade possam fazer milagres.
É necessário saber que o Espírito possui sua energia própria e que o médium, também. A união de ambas gera uma terceira energia. Portanto, é possível termos em terra dois médiuns trabalhando com Entidades de mesmo nome, ou seja, pertencentes à mesma falange, porém com comportamentos e trejeitos diferentes. Isso ocorre, pois, nenhuma incorporação será igual à outra.
O silêncio é de fundamental importância para o bom andamento dos nossos trabalhos. Durante sua permanência em nossa casa os celulares deverão ser desligados ou mantidos em modo de alerta silencioso. Fotos e vídeos não são permitidos. Caso necessite algo neste sentido, por favor, procure um membro da nossa hierarquia.




