ORIENTAÇÕES AOS MÉDIUNS

As regras abaixo devem ser seguidas por todos os Médiuns da Casa de Umbanda Pai João de Aruanda. Quaisquer casos não tratados nos itens abaixo deverão passar pela avaliação e aprovação do Pai de Santo Diretor de Terreiro.
Manter a concentração e evitar algazarras antes, durante e depois das giras. O silêncio e a concentração são fundamentais para o bom alinhamento energético e condução dos trabalhos. Lembrem-se: “O Silêncio é uma Prece”.
Não serão permitidos trabalhos com sangue, sacrifício de animais ou carne de animais de sangue quente. As comidas oferecidas às Entidades e Amalás deverão também seguir as mesmas orientações.
Durante os Passes e Consultas, o Médium NÃO pode tocar nas pessoas. A emanação da energia se dá através dos Perispíritos; portanto o toque não é necessário e nem permitido.
Não são permitidas consultas durante a vibração das Sete Linhas. Este é um momento de concentração e passes energéticos.
As roupas usadas pelos médiuns deverão ser brancas, de uso exclusivo no terreiro, recatadas e condizentes com o ambiente religioso; faixa abdominal na cor do Orixá regente e as guias determinadas pelo Pai de Santo Diretor de Terreiro. Quaisquer outros adereços deverão ter a autorização prévia do Pai de Santo. Nas Giras de Quimbanda permanece a mesma orientação, sendo permitido o uso de roupas diferentes da branca mediante autorização.
Não são permitidas incorporações e/ou trabalhos fora do Terreiro, salvo em casos específicos e devidamente acompanhados pelo Pai de Santo.
Não é permitida a participação dos Médiuns da corrente em outras Giras de outros Terreiros, vestindo o branco ou não, sem prévia autorização do Pai de Santo.
Não poderá haver nenhum tipo de cobrança pelos trabalhos, passes e consultas e estes só poderão ser realizados exclusivamente nos recintos do Terreiro.
Não são permitidas participações ativas em celebrações de outras religiões sem autorização prévia do Pai de Santo.
Não são permitidas atividades como cartomancia, numerologia, tarot, benzimentos, terapias alternativas, etc. sem autorização do Pai de Santo Diretor de Terreiro.
Durante as consultas, antes de passar ao consulente quaisquer tratamentos alternativos como banhos, chás, beberagens, emplastros, etc., o cambone deverá solicitar a autorização do Pai de Santo ou da entidade que estiver trabalhando com ele.
Não é autorizada a divulgação das consultas, tanto as que possam gerar constrangimento ou comoção exacerbada, quanto as mais simples; o Cambone e o Médium de toco devem ter a consciência e a discrição de que o que é falado em uma consulta tem segredo de confissionário.
A Umbanda praticada na Casa de Umbanda Pai João de Aruanda é a anunciada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, através do médium Pai Zélio Fernandino de Morais em 15/11/1908 na cidade de Niterói – RJ. Também tem-se como norteadora a filosofia Umbanda Pés no Chão, criada pelo Pai Fernando De Ogum, eterno dirigente espiritual do Terreiro Pai Maneco - TPM.
A casa tem sua energia guiada para atender pessoas que necessitem abertura de caminhos, alento e cura.
Será considerada como entidade dona do Terreiro o Preto Velho Pai Joao de Aruanda.
Será considerada como entidade chefe do Congá o Caboclo Iberahy de Ogum.
Serão sempre bem-vindos Pais e Mães de Santo, bem como seus filhos de corrente aos nossos trabalhos.
A cada gira será responsabilidade do próprio médium trazer materiais, comidas e bebidas utilizados pelas entidades com as quais trabalha, bem como o recolhimento e correta destinação dos mesmos após o encerramento das giras.
Todos os filhos de corrente deverão respeitar-se entre si e respeitar as instruções e determinações da Hierarquia do Terreiro.
Na Casa de Umbanda Pai João de Aruanda são cultuados os seguintes Orixás:
• Oxalá
• Ogum
• Oxum
• Oxóssi
• Iansã
• Xangô
• Iemanjá
• Omolú e Nanã Buruquê serão reverenciados e cultuados como Entidades na Quimbanda, e, sempre que necessárias as suas energias, serão chamados para trabalhos específicos.
O Terreiro de Umbanda Pai João de Aruanda terá giras e trabalhos com as seguintes linhas:
• Pretos Velhos
• Caboclos
• Erês
• Linha do Oriente
• Boiadeiros
• Baianos e Malandros
• Marinheiros
• Mendigos
• Ciganos
• Exus e Pombagiras
Durante o mês, deverão ocorrer obrigatoriamente giras de Pretos Velhos, Caboclos e Exus e Pombagiras, salvo alguma ocasião especial e/ou dias festivos.
As giras terão a seguinte ordem cronológica:
• Abertura;
• Firmeza do Caboclo responsável pela firmeza da gira;
• Chegada das demais entidades que trabalharão durante a vibração das 7 linhas mediante convocação expressa pela Entidade que estiver dirigindo os Trabalhos;
• Vibração das 7 linhas;
• Trabalhos de meio;
• Intervalo;
• Abertura da segunda parte;
• Consultas e trabalhos com as entidades das falanges pré-definidas em calendário.
• Encerramento.
Nossos trabalhos ocorrerão todas as segundas feiras e sextas feiras; terão início as 20:00 horas e deverão ser encerrados no máximo até as 00:00 horas.
O tablado onde realizam-se os trabalhos é solo consagrado, portanto, deverá ser evitada a entrada com calçados, exceto alpargatas com sola de corda ou meias que não tenham solado de borracha.
O Acesso à Casa dos Exus é exclusivo aos membros da Hierarquia, salvo em casos previamente autorizados pelo Pai de Santo.
Todos os médiuns participantes deverão contribuir pecuniariamente a título de doação mensalmente para o pagamento do aluguel, contas de água, energia elétrica, segurança patrimonial e demais despesas do Terreiro. Também deverão contribuir com o valor referente às velas utilizadas nas firmezas, assentamentos e trabalhos realizados. Atualmente o valor praticado é R$ 80,00 mensais, sempre com vencimento no 5º dia útil de cada mês. O reajuste desse valor se dará anualmente em base aos índices estabelecidos pelo Governo, ou em casos especícos sempre que houver necessidade.
A entrada de novos Médiuns na corrente deverá ser autorizada previamente pelo Pai de Santo. Recomenda-se que o médium frequente, pelo menos, 5 giras consecutivas na assistência antes de tomar a sua decisão. Em caso de necessidade, será criada uma lista de espera e esta deverá ser seguida, sem qualquer tipo de prioridade ou privilégio a alguém.
Todo médium novo na corrente entrará na função de cambone e terá seu desenvolvimento acompanhado pela Hierarquia Maior até que seja determinada sua condição de médium de toco pelo Pai de Santo.
Durante os Trabalhos de meio deverão incorporar os Médiuns que forem chamados pelo Dirigente do Trabalho; no caso de ser aberta a incorporação a quem sentir vibrações, será feita a comunicação antecipadamente.
A definição da data do Amaci é definida pelo Pai de Santo ou será determinada pelas Endidades que trabalham com ele.
A limpeza do terreiro será imediatamente após o encerramento das Giras, devendo a mesma ser realizada pelos médiuns escalados para aquele dia, através de escala pré-estabelecida e publicada com antecedência. Caso o médium não venha ao Trabalho no seu dia de escala, deverá, obrigatoriamente, encontrar quem o substitua.
Todos os médiuns deverão realizar preceito de pelo menos de 24 horas antes do início das giras. Ficam proibidos o consumo de bebidas alcoólicas, entorpecentes de qualquer natureza, carne de animais que possuam sangue quente, relações sexuais de qualquer tipo. Deve-se evitar fumar, vibrar baixas energias, nutrir sentimentos de raiva, ódio, inveja, luxúria e ganância.
Desejável o banho de descarrego com ervas do Orixá Pai ou Mãe de Cabeça antes das giras.
Ritual:
• Abertura da Gira:
• Hino de Umbanda
• Defumação
• Bate Cabeça
• Grande Luz
• Anjo da guarda
• Prece de Abertura e Orações
• Saudação à Pemba, à Toalha e ao Congá.
• Saudação à engoma e ao seu patrono, Seo Ogan Kaian.
• Saudação aos Orixás, Pais de Santo e Entidades que trabalham com a Hierarquia Maior da Casa.
• Firmeza da tronqueira (abertura)
• Saudação ao Pai Fernando de Ogum e pedido de proteção ao Caboclo Akuan.
• Saudação ao Pai de cabeça
• Firmeza do Caboclo Iberahy.
• Chegada das Entidades que trabalharão nos passes durante a vibração das 7 linhas.
• Vibração das 7 linhas.
• Trabalhos de meio.
• Finalização da primeira parte.
• Intervalo de 15 minutos.
• Abertura da segunda parte.
• Chegada das Entidades que trabalharão nas consultas e trabalhos conforme calendário pré divulgado.
• Consultas.
• Trabalhos de meio, se necessário.
• Encerramento da segunda parte.
• Encerramento da gira.
• Firmeza da Tronqueira (fechamento)
• Limpeza e organização.




