top of page

OXÓSSI

Data: 20/01

Sincretismo com a Igreja Católica: São Sebastião.

Dia da semana: Quinta feira.

Cor: Verde.

Esse Orixá é o grande preparador da terra para o plantio, o grande caçador, é o grande provedor. Só que não é bem como imaginamos: a terra que ele prepara para plantar é o coração dos seres humanos; Oxóssi lança as suas sementes de amor para que cresçam e frutifiquem nos corações dos homens. A sua caçada é em busca de Espíritos rebeldes e desvirtuados; ele os envolve com os seus laços de amor e os encaminha à Luz. Oxóssi provém o sustento aos seus filhos, mas sempre será o  alimento espiritual que fortalece a Essência dos seus filhos, o Espírito.

Todo bom caçador é perspicaz, sábio, corajoso e paciente; esses são alguns dos atributos de Oxóssi. Considerado o Rei das Matas, ou ainda, da Macaia, protege a Natureza e os seus habitantes; grande conhecedor do poder das ervas, as trabalha as mesmas produzindo remédio a quem precisa.

Os filhos de Oxóssi são pessoas amorosas, pacientes, tranquilas, que atendem a tudo e a todos que lhes são próximos. Sabem aconselhar como ninguém e jamais negam ajuda a quem precisa. São bastante estrategistas e alimentam um amor muito grande pela família. Muitas vezes precisam de um tempo para refletir sore si mesmos e gostam muito quando esse tempo lhes é dado. Felizes por naturez, jamais deixam de sorrir a todos.

Os Caboclos são os Espíritos dos indígenas que habitavam estas terras antes do descobrimento. Devem ser vistos como os reais donos deste Brasil.

Os Caboclos são associados à Força na Umbanda que, juntamente com os Pretos Velhos e as Crianças, formam o tripé que fundamenta essa Religião genuinamente brasileira.

Normalmente são as Entidades Chefes do Congá; isso significa que nenhum trabalho acontece no Terreiro se o Caboclo Chefe não firmar o seu ponto. Tal firmeza acontece conforme o Orixá que rege a Casa e a cabeça do Pai de Santo. Assim, se o Pai de Santo for filho de Ogum, o Chefe do Congá será um Caboclo de Ogum.

No caso da Casa do Pai João, como o Pai de Santo é filho de Ogum, quem firma todos os trabalhos é o Caboclo Iberahy que trabalha na Falange de Ogum Iara, ou seja, cruzado com a linha de Oxum.

Iberahy significa “a água que corre lentamente refletindo a luz do céu”.

Oxóssi em Curitiba | Pai João de Aruanda

Oxóssi em Curitiba | Pai João de Aruanda

bottom of page