OXALÁ
Data: 25/12
Sincretismo com a Igreja Católica: Jesus Cristo.
Dia da semana: Sexta feira.
Cor: Branco.
No sincretismo com a Igreja Católica Oxalá é representado através da imagem de Jesus Cristo. Orixá Maior dentro da Umbanda, sempre ocupa o lugar mais alto nos Congás dos Terreiros.
É a mais pura e forte irradiação da energia do Criador.
Através de Oxalá é mais fácil chegar até Zambi que é a Força Criadora de tudo e todos. A sua cor é o branco, pois representa a pureza.
Zambi, ou Deus, é a fonte Criadora de tudo; irradia a sua Força e a sua Luz através de todos os Orixás, os quais atuam diretamente nas forças da Natureza.
Na Igreja Católica temos Deus irradiando a sua força em Pai, Filho e Espírito Santo. Na Umbanda temos Zambi irradiando a sua força através de todos os Orixás; no caso da Casa do Pai João, são 7 os Orixás: Oxalá, Ogum, Oxum, Oxóssi, Iansã, Xangô e Iemanjá e cada um deles atua em determinado campo vibracional na Natureza.
Os filhos de Oxalá são pessoas calmas de natureza; serenas e tranquilas, são pacientes e amáveis. Teimosos, não se submetem facilmente à liderança exercida por outra pessoa. Não revidam se são agredidos preferindo ignorar a situação mostrando-se superiores. A organização e a estratégia também são marcas fortes do filhos de Oxalá. Gostam de ficar reclusos quando é necessário pensar para chegar à solução de um problema.





