EXU MIRIM
Data: 13/06
Era um trombadinha?
Cheirava cola? Era moleque de rua?
Briguento, revoltado e debochado... ele é Exu Mirim?
Não... Exu Mirim não é nada disso!
Exu Mirim é uma das situações que não é fácil fazermos compreensão por não sabermos tudo sobre eles e principalmente por não termos alcance para isso.
Exu Mirim é uma energia infantil, algo de uma realidade paralela à nossa; e para entender essa questão ‘infantil’ tomo como Exemplo Jesus e Buda (Sidartha Gautama); em relação a nós, ambos são muito avançados e assim, em relação a eles, somos infantís. Assim é Exu Mirim: Em relação aos Exus Coroados, os Mirins são muito infantís, mesmo não sendo crianças. A questão ‘infantil’ se dá por conta do seu conhecimento e da sua maturidade; ele ainda busca crescer energeticamente e se aprimorar para tornar-se um Exu Coroado no futuro. Eles vêem os Exus Coroados como exemplos de como ser ‘quando crescerem’.
A sua função é “assessorar” os Exus e as Pombagiras, buscando a sua evolução através do seu trabalho nas limpezas e quebras de demandas que acontecem durante os trabalhos de Quimbanda.
Os Exus Mirins se alimentam de energias que muitas vezes seriam nocivas a outros Espíritos e sentem muito prazer em estar em nosso meio colaborando em tudo o que podem, sempre galgando a evolução.
Exu Brasinha é o Mirim mais conhecido; mas temos outros: Pedrinho da Encruzilhada, Foguinho, Malandrinho da Calunga, Malandrinho da Encruza, Toquinho da Calunga e outros.
Temos também as Pombagiras Mirins: Mariazinha da Calunga, Pombagira Mirim do Cemitério, Aninha das Encruzilhadas e tantas outras também.
Portanto, temos que entender que Exu não é o que queremos que ele seja, mas sim ele é o que é!
As Linhas da Direita, dentro da Umbanda, e as Linhas da Esquerda, trabalham com o mesmo objetivo: trazer a Luz e o Amor a todos, pois essa é a mais linda missão dada pelo Criador a todos os Seres que habitam o Universo.
.jpg)




