top of page

OMOLÚ

Data: 17/12

Em alguns Terreiros que trabalham com a Umbanda mista (Umbandomblé, Omolokô, etc.) e também no Candomblé, Omolu é um Orixá. Na Casa de Umbanda Pai João de Aruanda Omolu é reverenciado como uma Entidade de muita Luz e é chamado antes de todas as Giras de Quimbanda para irradiar as suas proteção e permissão para que aconteçam os trabalhos de maneira segura e calma. 

Isso somente é possível porque a Umbanda é uma Religião dinâmica e com liberdade de culto e cada Terreiro trabalha conforme as orientações recebidas da Entidade Regente e pelo Dirigente Espiritual.

Na Umbanda trabalhada em nosso Terreiro são cultuados 7 Orixás: Oxalá, Ogum, Oxum, Oxóssi, Iansã, Xangô e Iemanjá. Como Omolu é Entidade da Quimbanda, por isso não é reverenciado como Orixá.

Algumas pessoas se arrepiam só em ouvir falar o seu nome, pois é associado ao desencarne; mas posso garantir que não há necessidade de sentir medo. Omolu é o senhor que leva a cura a quem precisa e merece. É também o senhor que atende os Espíritos no seu encaminhamento após a morte do corpo físico. Ora, sabendo que todos iremos desencarnar um dia e isso é real a todos os Seres viventes, não deveríamos ter medo da morte, principalmente tendo a certeza de que vamos ser atendidos e amparados por uma Entidade de tamanho amor.

Ao entramos nos Cemitérios, devemos cumprimentá-lo com todo o nosso respeito, pois os Campos Santos são o local de vibração dessa Entidade. Omolu é o Chefe das Almas.

A sua saudação é ‘Atotô’ que significa ‘Silêncio’.

SITE (2).jpg

Omolú em Curitiba | Pai João de Aruanda

bottom of page