top of page

ORIXÁS

Para abordar esse tema peço licença para falar um pouco sobre o Catolicismo. Por ser a religião mais difundida e que a maioria de nós já teve contato direto, sabemos que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, Deus se manifesta através de três pessoas; assim, tanto o Pai, quanto o Filho e também o Espírito Santo são O DEUS único.

Dessa mesma forma é na Umbanda em relação aos Orixás.

Portanto, para entender sobre a Teogonia de Umbanda é importante compreender que os Orixás estão para Deus da mesma forma que Pai, Filho e Espírito Santo estão para Deus na cultura católica.

Assim, os Orixás são as manifestações de Deus, do Criador. 

É impossível conhecer a Deus na Sua totalidade; sendo assim, também é impossível conhecer os Orixás na sua amplitude. Considerando que tudo no Universo se encontra em evolução, isso significa que nada é estático, tudo se movimenta, cresce, evolui e forma novos conceitos e novas visões. Portanto, também os conceitos sobre Deus e os Orixás se transformam cada vez que alguém pensa sobre eles; a cada pensamento uma nova orientação, uma nova ideia é formada, sempre buscando melhor a compreensão do Tudo.

Mas é possível dizer que os Orixás são os incontáveis “Braços do Criador”. São os Orixás os inúmeros atributos de Deus, as múltiplas extensões de Deus, as muitas vibrações de Deus. E como Deus criou tudo e todos por Sua vontade, assim o fez com os Orixás, pois cada um Deles representa uma força da Natureza, um campo de vibração específico.

Tomo como exemplo o sentimento AMOR; Deus é Amor. A vibração Amor é atribuída a Oxum, Senhora da Fertilidade, Mãe que acolhe e ama;  dessa forma você chegará a Deus através da vibração da Orixá Oxum e entenderá o Amor de Deus através de um dos Seus “braços”, neste caso, Orixá Oxum.

Ao pensarmos em FARTURA a ramificação se extende ao Orixá Oxóssi, Senhor da fartura e dos campos semeados, da caça, do sustento; dessa maneira você chega até Deus por intermédio do Orixá Oxóssi.

Se voltarmos os nossos pensamentos à LUTA diária que empreendemos para sobreviver neste mundo, já nos reportamos ao Orixá Ogum, senhor das batalhas, que habilidosamente cria estratégias para vencer as batalhas. Assim, ao evocarmos o Orixá Ogum, pedindo a sua ajuda para vencer um problema, chegamos a Deus através desse atributo: a coragem de seguir em frente para poder chegar ao objetivo traçado.

E assim se dá com todos os incontáveis Orixás.

Na Umbanda que é praticada na Casa do Pai João cultuamos Sete Orixás: Oxalá, Ogum, Oxum, Oxóssi, Iansã, Xangô e Iemanjá, cada um com o seu devido campo de vibração.

É importante saber que existem incontáveis Orixás cultuados em outras Religiões e a cada um deles é dado um atributo de Deus, sempre com ligação às vibrações da Natureza e aos sentimentos edificantes e altruístas  que ela pode despertar dentro de cada um de nós.

Saravá todos os Orixás

Orixás em Curitiba | Pai João de Aruanda

bottom of page